O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Para a vida do planeta a importância da água  é de enorme proporção, pois ela é o elemento necessário para a sobrevivência de animais e vegetais na Terra. Nesse sentido, quando falta água, a vida como um todo está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta. Estamos tão habituados à presença da água que só percebemos como esta é importante quando ela nos faz falta.

Pensando nisso, já é mais que urgente a necessidade da conscientização que o ser humano deve ter, já que 96,5 de toda a água da Terra está nos oceanos como água salgada, enquanto que apenas 3,5% são lagos de água doce e água congelada presa em geleiras ou calotas polares.

Apesar de parecer muito, sobra pouco para o consumo e o desperdício, principalmente no Brasil, é cada vez maior para com a principal fonte de vida em todos os planetas do universo.