A audição é um dos sentidos mais importantes do ser humano e essencial em nosso cotidiano. É através da audição que as pessoas desenvolvem a fala e linguagem para se comunicar com os amigos e familiares. Ou seja, escutar os sons com clareza é fundamental para nos manter conectados com o mundo exterior. Por isso, é importante cuidar da saúde auditiva e fazer exames auditivos com frequência. A audiometria é o exame essencial para prevenção e tratamento de problemas auditivos.

A audiometria é realizada pelo fonoaudiólogo para medir a capacidade de uma pessoa para ouvir diferentes sons, tons ou frequências. O exame é feito com fones de ouvido, em cabine acústica, e identifica possíveis alterações auditivas. A audiometria fornece informações como o tipo e o grau de perda auditiva, que são fundamentais para determinar o tipo de tratamento mais indicado.

Na maioria dos casos, o exame é solicitado quando o paciente se queixa de dificuldade de ouvir os sons com nitidez. No entanto, a audiometria também é indicada para pessoas que não apresentam sinais de problemas auditivos, como forma de prevenção. Por meio do exame é possível detectar precocemente possíveis alterações no sistema auditivo.

Quais são os tipos de audiometria?

Existem três tipos principais de audiometria. Na audiometria vocal o fonoaudiólogo fala algumas palavras e fonemas e pede ao paciente para repetir exatamente da maneira que entendeu. Com isso, o especialista consegue avaliar a compreensão da linguagem e a capacidade de diferenciar os fonemas.

O segundo tipo é a audiometria tonal. O exame avalia a capacidade do paciente de ouvir estímulos sonoros. O paciente entra na cabine acústica utilizando fones de ouvido e tem que responder a estímulos sonoros comandados pelo fonoaudiólogo. Cada vez que escutar um som, o paciente avisa o especialista. O teste é realizado com os dois ouvidos separadamente, para sons agudos e graves.

Por fim, existe a audiometria infantil, no qual o exame e adaptado para as crianças. Utilizando fone de ouvido ou em campo livre, o bebê ou a criança entra na cabine acústica e se senta no colo do pai, mãe ou responsável. O especialista utiliza técnicas lúdicas para conduzir o exame e avaliar a capacidade de audição dos pequenos. O teste nas crianças é importante para verificar o desenvolvimento da audição, fala e linguagem, ou para detectar deficiência auditiva, mesmo que de grau leve.

Faça o exame regularmente!

Quanto mais cedo a perda auditiva for identificada, melhores serão os resultados e menores os danos para a audição. Por isso, é importante realizar um check-up auditivo com frequência. Se você tiver algum tipo de perda auditiva, mas demorar a identificar a deficiência, são grandes as chances do seu problema auditivo aumentar e a reabilitação auditiva se tornar mais difícil.

Geralmente, quando a audiometria aponta algum tipo de perda auditiva, o tratamento mais indicado é o uso de aparelho auditivo. A prótese auditiva não restaura a audição do paciente, mas proporciona ao usuário uma excelente qualidade sonora, mesmo em ambientes barulhentos, nos quais a audição é mais difícil.

Atualmente os aparelhos auditivos são pequenos, discretos e desenvolvidos com alta tecnologia. Os aparelhos auditivos vão além de devolver a capacidade de ouvir e oferecem uma grande variedade de funcionalidades, como conexão direta com o celular e televisão, proporcionando praticidade e comodidade.

Estrutura completa e fonoaudiólogos qualificados

Com experiência de mais de 9 anos no mercado de soluções auditivas, a AudioCamp oferece estrutura completa para o exame de audiometria, aliada a uma equipe qualificada de fonoaudiólogos. Tudo para garantir resultado seguro e confiável, a fim de proporcionar uma reabilitação auditiva de excelência.

A AudioCamp é revenda oficial da Audio Service, empresa alemã com mais de 40 anos de experiência em aparelhos auditivos, acessórios e demais soluções auditivas. Não permita que a deficiência limite a sua vida. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Campinas ou nas cidades de Indaiatuba, Itatiba, Bauru e São João da Boa Vista e volte a ouvir os sons que o mundo tem a oferecer!

Leia também: Como identificar a perda auditiva em crianças?