As dificuldades auditivas podem acontecer devido a acúmulo de cera no ouvido, infecções, tímpano perfurado, danos no ouvido interno e vias nervosas.
Nessa matéria vamos falar de cada uma delas:
Dentre os danos ao ouvido interno estão o natural do envelhecimento, que recebe o nome de Presbiacusia, e o causado por longos períodos de exposição a sons altos de alto volume, denominado PAIR. Isso ocorre, pois, as células nervosas da cóclea (que levam os sinais do som para o cérebro) acabam sendo danificadas pelo barulho. Quando essas células são danificadas ou estão faltando, os sinais elétricos do som não são transmitidos de forma eficiente, provocando a dificuldade em ouvir.
Já a cera do ouvido pode bloquear o canal auditivo, evitando a passagem das ondas sonoras. Esse acúmulo de cera pode acontecer entre pessoas de qualquer faixa etária e é resolvido apenas removendo o excesso, para isso, o otorrinolaringologista pode fazer uma lavagem.
É importante lembrar que explosões, barulhos altos repentinos, mudanças bruscas de pressão, e cutucar o ouvido com objetos são fatores que podem ocasionar a perfuração do tímpano, o que também é muito prejudicial para a audição.
A perda de audição, também, pode ocorrer devido a um tumor, crescimento anormal dos ossículos do ouvido ou infecções decorrentes de Otites, Sarampo, Meningite e/ou Caxumba, por exemplo. Em resumo, fatores que podem contribuir com a perda de audição são: envelhecimento natural, trabalhar em locais barulhentos (como em construções e fábricas), ou estar exposto a algum ruído constante, escutar música com volume muito alto e, por fim, o uso de alguns medicamentos.
Você tem sensação de zumbido no ouvido? A Perda auditiva e zumbido estão intimamente relacionados, pois pacientes com zumbido nos ouvidos podem apresentar algum grau de perda auditiva.

E ai? Esta cuidando dos seus ouvidos? Sente dificuldades? Chiados? Já fez uma avaliação auditiva?
Agende já uma avaliação na AudioCamp mais próxima!
Só aqui você encontra uma grande variedade de aparelhos auditivos, que com certeza vão atender as suas necessidades e devolver a você a autoestima, independência e qualidade de vida.
A AudioCamp é revendedora oficial da Audio Service, fabricante alemã com mais de 40 anos de experiência no mercado. A Audio Service faz parte do Grupo Sivantos, um dos principais fabricantes de soluções auditivas do mundo. Conta com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva, com conforto e preço justo. São seis unidades no interior de São Paulo, sendo duas em Campinas, e esta presente nas cidades de Indaiatuba, Itatiba, Bauru e São João da Boa Vista. Agende uma visita ao endereço mais próximo e sinta os benefícios de se manter conectado com o mundo!