Coceira no ouvido incomoda demais. Algumas pessoas chegam a enfiar coisas como chaves, cotonetes e até palitos de dentes nos ouvidos na busca de algum alívio, o que nunca é uma boa ideia, pois pode causar um trauma no canal auditivo e ferir o seu tímpano. Então, qual melhor modo de tratar a coceira no ouvido?

A melhor solução depende de suas causas, que podem ter vários motivos. Apesar de na maior parte dos casos não ser nada sério, pode ser indicação de um problema de saúde. É fundamental identificar a causa do problema, para que se possa ministrar a solução correta.

Em muitos casos, remédios caseiros são suficientes para aliviar a coceira. Cremes e pomadas bem conhecidos da vovó podem resolver.
A natureza também oferece remédios eficazes. Se o seu problema no ouvido deve-se à secura, você pode aplicar algumas gotas de azeite de oliva no canal auditivo para restaurar seu pH natural e hidratá-lo. Em vez de óleo de oliva, você pode tentar babosa.

Se sua coceira for causada por uma reação alérgica, procure identificar a causa da alergia e evite o contato com a fonte causadora, como por exemplo brincos, xampu, perfumes, etc.

Se estiver sofrendo de infecção do ouvido, seu médico pode recomendar um antibiótico ou gotas otológicas com a devida prescrição. Assim que você tiver eliminado a infecção, sua coceira deve também desaparecer.

Como pode ver, coceira no ouvido pode ser um sinal de diferentes problemas. Antes de pingar gotas ou usar pomadas nos ouvidos, certifique-se de obter um diagnóstico adequado de um médico.