Lidar com a perda da audição não é algo fácil, não só para quem sofre com este problema, mas também para aqueles que fazem parte de sua vida. Porém, esse transtorno pode ser contornado quando se escolhe o aparelho auditivo adequado.

Um profissional capacitado levará em consideração alguns pontos para realizar a escolha do aparelho auditivo indicado para cada paciente, sendo estes:

Anamnese

A primeira coisa que deve ser considerada é a anamnese do paciente. O profissional precisará saber se este possui um histórico de otite recorrente, perfuração no tímpano, se já passou por alguma cirurgia no ouvido, etc.

Audiometria

A audiometria é outro fator importante nessa escolha. Se o paciente tem perda de audição leve, por exemplo, o aparelho deve ter uma potência menor para não gerar um desconforto auditivo. Se ele apresenta uma perda moderada, severa ou profunda, é preciso ter uma potência que seja adequada a isso.

Considerando esta situação, é importante conhecer os tipos de aparelhos auditivos para auxiliar sua escolha:

Aparelhos com receptor no canal (RIC)

Os aparelhos auditivos com receptor no canal (RIC) são indicados para quase todos os pacientes. Eles atendem aqueles que tem perda leve, moderada ou severa de audição e, em alguns casos, até quem tem perda profunda. Porém, Esse modelo não é indicado para quem tem histórico de muita cera e otite, pois há uma maior facilidade em entupir.

-Aparelhos auditivos retroauriculares (BTE)

Para os pacientes com histórico de muita cera e otite, os aparelhos auditivos mais indicados são os  retroauriculares (BTE). Além de serem a melhor opção para quem tem o tímpano perfurado ou para os que têm perda total ou profunda da audição.

A situação é a mesma para os idosos. Se é um idoso que tem dificuldade de manuseio não é indicado um aparelho muito pequeno, pois isto poderá gerar dificuldades no dia a dia do paciente.

Quer conhecer mais detalhes sobre os aparelhos auditivos e achar o ideal para você?

Acesse nossa página de Aparelhos Auditivos  ou entre em contato conosco.