A apneia do sono é um distúrbio muito comum e que afeta milhares de pessoas de todas as idades. A apneia pode ser tratada por diferentes equipamentos, e a escolha varia de acordo com a demanda e o diagnóstico de cada paciente. Um dos aparelhos mais eficazes para o tratamento da apneia do sono é o BIPAP. Mas você sabe como o equipamento funciona e quando ele é indicado? Leia o artigo abaixo e descubra!

O BIPAP é indicado para tratar a apneia central do sono e apneia obstrutiva do sono grave, mas também é recomendado para aqueles que possuem dificuldade respiratória, doenças neuromusculares ou doenças cardíacas. Agora que você já sabe para quem ele é indicado, vamos entender o que é o BIPAP e como funciona. A sigla, em inglês, significa Bilevel Positive Pressure Airway – em tradução livre Via Aérea de Pressão Positiva de Dois Níveis.

Assim como o CPAP, o aparelho envia um fluxo constante e contínuo de ar pressurizado às vias aéreas. Esse fluxo de ar simula uma respiração espontânea, trazendo maior conforto ao respirar. O grande diferencial do BIPAP é permitir a configuração de dois níveis diferentes de pressão: uma sobre a inspiração e outra sobre a expiração – vem daí o nome “bilevel”.

É justamente esse diferencial que proporciona maior conforto durante o sono. Isso porque o esforço para exalar o ar é mais baixo, facilitando a adaptação. Já o aparelho de CPAP só pode ser configurado para uma única pressão (inspiração), que permanece constante durante a noite. Por essas diferenças, o BIPAP costuma ser receitado para pacientes que não se adaptam ao CPAP ou que sofrem de outros distúrbios respiratórios, além de apneia do sono.

Uso e configuração

Os dois níveis de pressão do BIPAP são configurados de acordo com a recomendação médica. Por exemplo, no caso dos pacientes que precisam de um ajuste de pressão mais alto, a expiração do ar pode ficar mais difícil. Por isso, o BIPAP é configurado para incluir um recurso de tempo e medir a quantidade de respirações por minuto que uma pessoa deve receber. O ajuste evita que o tempo entre as respirações exceda o limite definido e aumenta temporariamente a pressão do ar. Isso fará com que a pessoa volte a respirar normalmente.

Esses ajustes na pressão são definidos pela polissonografia. O exame é realizado durante a noite, em um laboratório do sono ou em casa. O paciente dorme normalmente ligado a sensores espalhados pelo corpo. Esses sensores registram dados como a entrada e saída de ar pelo nariz e boca, a frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.

Para proporcionar mais conforto e comodidade aos nossos pacientes, a AudioCamp oferece a possibilidade de fazer a polissonografia em sua casa, de forma prática, eficaz e confortável. O exame domiciliar, realizado em ambiente que o paciente já conhece e está acostumado, proporcionará um resultado com extrema segurança.

Serviços e produtos

Além de disponibilizar a polissonografia, a AudioCamp é revenda autorizada das melhores marcas e modelos de BIPAP em Campinas e interior paulista. Além do equipamento, o paciente também encontra acessórios como máscaras nasais e faciais para o uso do CPAP. Faça um teste grátis com o equipamento e a máscara e conheça os benefícios do CPAP para uma boa noite de sono

Na AudioCamp você também encontra assistência técnica permanente para higienização e calibração do equipamento e atendimento domiciliar individualizado. São seis unidades no interior paulista, sendo dois endereços em Campinas e nas cidades de Itatiba, Indaiatuba, São João da Boa Vista e Bauru. Procure o endereço mais próximo e cuide da sua saúde. Afinal, uma noite de sono perfeita e agradável trazem inúmeros benefícios.