É comum associarmos a perda auditiva com as pessoas da terceira idade. De fato, a dificuldade auditiva acontece com mais frequência entre os idosos, principalmente por causa do envelhecimento natural do ser humano e a exposição frequente a ruídos intensos. Estudos científicos indicam que aproximadamente metade das pessoas acima de 70 anos têm algum tipo de perda auditiva. No entanto, crianças, adolescentes e até bebês podem ter dificuldades de audição e precisam de tratamento imediato.

As causas da perda auditiva entre os pequenos podem ser congênitas, aquelas que já acompanham a criança desde o nascimento, ou adquiridas ao longo da vida. Mas a principal dúvida que passa pela cabeça das mães e pais é: como saber se meu filho tem algum tipo de deficiência auditiva?

Geralmente a perda auditiva acontece de maneira gradativa, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Além disso, em algumas situações a criança com dificuldade de audição é confundida com uma criança quieta, calada, ou que não gosta de interagir com os colegas ou familiares. Mas, felizmente, existem alguns sinais que podem indicar a deficiência. Conheça quais são os sintomas e fique atento:

– Pedir constantemente para repetir o que foi dito

– Assistir televisão num volume mais alto que outros membros da família

– Posicionar um dos ouvidos para a frente quando está ouvindo

– Falar mais alto que o habitual

– A criança tem o costume de não responder ao ser indagado

Desenvolvimento e linguagem

Ter uma audição saudável é fundamental para o desenvolvimento da comunicação. O cérebro precisa de estimulação sonora desde os primeiros dias de vida para aprender a distinguir sons e reconhecer a fala. Bebês com uma audição normal começam identificando a voz de seus pais e irmãos. Essa capacidade é fundamental para o desenvolvimento da fala.

Já as crianças em idade escolar que apresentam perda auditiva não tratada da forma correta podem apresentar atrasos na alfabetização, desenvolvimento e linguagem. A dificuldade em escutar a professora também pode ocasionar um desinteresse pelos estudos e problemas no convívio social.

Aparelho auditivo pode ser a solução

Portanto, é essencial procurar um especialista e iniciar tratamento o mais rápido possível assim que surgirem os primeiros sintomas de perda auditiva. Um exame de audiometria identifica se a criança tem algum tipo de deficiência auditiva e qual o grau da perda. Quanto mais precoce a perda auditiva for identificada, menores serão os danos no desenvolvimento da criança.

Caso a perda auditiva seja mesmo confirmada, o aparelho auditivo é indicado na maioria dos casos. A prótese auditiva permite a criança ouvir todos os sons com clareza e nitidez. O mais comum nesses casos é a indicação para o uso de um aparelho auditivo corretamente adaptado e que atenda às necessidades auditivas da criança.

Dito isso, a questão é saber qual é o aparelho auditivo ideal para esta faixa etária. Não há uma resposta exata. Porém, os aparelhos retroauriculares (BTE), aqueles posicionados atrás da orelha, costumam ser os mais utilizados pelos pequenos. O BTE é um aparelho auditivo discreto, resistente e de fácil manuseio. É formado por duas partes, que são ligadas por um tubo transparente, em plástico ou em silicone, que transmite o som amplificado.

Atendimento exclusivo e personalizado!

A AudioCamp é revendedora oficial da Audio Service, empresa alemã com mais de 40 anos de experiência em aparelhos e demais soluções auditivas. Oferecemos uma grande variedade de tipos e modelos de aparelhos auditivos, todos com as mais modernas tecnologias existentes no mercado auditivo.

Referência em prevenção e reabilitação auditiva, a AudioCamp conta com equipe qualificada de fonoaudiólogos. Os profissionais estão prontos para auxiliar os pacientes com a escolha do aparelho auditivo, dúvidas quanto ao funcionamento e dicas para facilitar a adaptação à prótese auditiva.

São seis unidades no interior paulista, sendo dois endereços em Campinas e ainda nas cidades de Itatiba, Indaiatuba, São João da Boa Vista e Bauru. Tudo para proporcionar um atendimento exclusivo e de excelência a nossos pacientes. Agende uma visita ao endereço mais próximo e tenha o melhor suporte!

Leia também: Posso adquirir um CPAP sem receita médica?