Ao contrário do que muita gente imagina, a perda auditiva não afeta somente pessoas idosas. Crianças, adolescentes e até recém-nascidos podem sofrer com algum tipo de deficiência auditiva. As causas podem ser congênitas ou motivadas pela exposição constante a ambientes barulhentos. A criança com dificuldade de audição pode ter atrasos no desenvolvimento da linguagem e comunicação, além de dificuldades de aprendizagem.

Na maioria dos casos, o tratamento mais indicado é o uso do aparelho auditivo. A prótese auditiva permite a criança ouvir todos os sons e levar uma vida plena e feliz. Quanto mais precoce a perda auditiva for identificada e o tratamento iniciado, menores serão os impactos nas etapas do desenvolvimento dos pequenos. Por isso, os benefícios da prótese auditiva são inúmeros, em todas as fases da criança. Leia o artigo e entenda por quê!

Desenvolvimento da fala, comunicação e aprendizagem

Em primeiro lugar, é importante dizer que o cérebro das crianças precisa de estimulação sonora desde o primeiro dia de vida para aprender a distinguir sons e reconhecer a fala. Isto é, crianças com perda auditiva precisam iniciar o tratamento de reabilitação o mais rápido possível. Bebês com uma audição normal começam identificando a voz de seus pais e irmãos. Essa capacidade é fundamental para o desenvolvimento da fala.

Na idade escolar, a aprendizagem e o relacionamento com os colegas ampliam os desafios das crianças com perda auditiva. São comuns episódios nos quais a criança apresenta dificuldades na fase de alfabetização porque não ouvia com clareza. Em alguns casos a deficiência auditiva chega a ser confundida com déficit de atenção ou até desconcentração e desinteresse pelos estudos. O uso do aparelho auditivo fará a criança se comunicar normalmente e ter condições de aprender e se desenvolver.

Ao entrar na adolescência, o jovem com perda auditiva a presenta novas demandas e precisa de soluções auditivas que se adequam à nova fase da sua vida. Seja para interagir e se comunicar com os amigos, praticar de esportes ou ter melhor entendimento dentro de sala de aula, o aparelho auditivo será o principal aliado deste jovem.

Como identificar a perda auditiva nas crianças

A perda auditiva pode acontecer de maneira gradativa, o que dificulta o diagnóstico. Muitas vezes a criança com dificuldade de audição é confundida com uma criança quieta, calada, ou que não gosta de interagir com os colegas. Além disso, a perda auditiva tem diferentes graus, que vão de leve até moderado e severo. Alguns sintomas indicam que seu filho tem dificuldade de audição:

  • Ter o costume de não responder ao ser perguntado
  • Assistir televisão num volume mais alto que outros membros da família
  • Pedir com frequência para repetir o que foi dito
  • Posicionar um dos ouvidos para a frente quando está ouvindo
  • Começar a falar mais alto que anteriormente

Por isso é importante prestar atenção a todos os sinais e procurar um especialista para fazer exames com frequência. Se a perda auditiva for leve pode ser difícil para você observar. Mas o exame de audiometria consegue identificar se a criança apresenta algum tipo de deficiência auditiva e indicar o melhor tratamento.

Dê ao seu filho o melhor suporte!

A AudioCamp oferece suporte completo para o tratamento da perda auditiva do seu filho. Contamos com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, prontos para atender às demandas auditivas dos pequenos. Nosso objetivo é proporcionar a melhor reabilitação auditiva possível, para que seu filho tenha uma vida plena e feliz, sem nenhuma restrição.

Revendedora oficial da Audio Service, marca alemã com mais de 40 anos de experiência no mercado de soluções auditivas, a AudioCamp conta com seis unidades no interior. São dois endereços em Campinas e nas cidades de Indaiatuba, Itatiba, São João da Boa Vista e Bauru. Agende uma visita ao endereço mais próximo e permita a seu filho ouvir todos os que o mundo tem a lhe oferecer!