O CPAP é atualmente o equipamento mais moderno e eficaz para tratamento do ronco e apneia do sono. O aparelho gera um fluxo de ar através de uma máscara especial e alivia os distúrbios do sono. No entanto, para algumas pessoas a adaptação ao CPAP pode ser um pouco mais difícil, principalmente no início do tratamento. Para essas pessoas, a solução é o uso do umidificador junto do CPAP.

Apesar de seu uso não ser obrigatório, o umidificador previne o ressecamento e alguns efeitos que consequentemente podem surgir. Logo, facilita a adaptação ao CPAP e proporciona ao usuário um adormecer natural e uma perfeita noite de sono. Alguns modelos já têm o umidificador integrado, mas em outros é necessário adaptá-lo.

Mas você sabe quais as vantagens do uso do umidificador junto do CPAP? É muito simples. O umidificador ajuda a evitar uma série de efeitos colaterais que podem ocorrer no período de adaptação ao CPAP. Ressecamento na boca, na garganta e no nariz e congestão nasal são alguns dos efeitos que podem surgir no início do uso do CPAP. Confira no artigo abaixo como o umidificador evita cada um deles:

Ressecamento na boca, na garganta e no nariz

É natural que as pessoas que utilizam o CPAP sintam um ressecamento nas narinas, boca e garganta. O umidificador é essencial para evitar essa sensação ao adicionar umidade na máscara nasal. O ar umidificado entrará no nariz, boca e garganta, garantindo maior conforto e tranquilidade ao paciente.

Mas é importante lembrar que, se você está sentindo a boca ou a garganta ressecada, é possível que esteja abrindo a boca durante o sono. Quando isso acontece, parte do ar que deveria entrar somente pelas narinas acaba escapando e entrando pela boca. Além de causar incômodo, prejudica a qualidade do tratamento. Neste caso, o mais indicado é utilizar a máscara facial junto do umidificador.

Congestão nasal

Outro benefício do uso do umidificador é reduzir a inflamação ou irritação nas mucosas, conhecida como congestão nasal. Isso acontece quando o ar seco causa irritação na mucosa nasal e nas vias respiratórias, dificultando a passagem ar. O umidificador reduz esse efeito desagradável e deixa as vias respiratórias livres para a passagem do ar, proporcionando um sono mais tranquilo e confortável.

Portanto, o umidificador é essencial para propiciar melhor adaptação ao CPAP, reduzindo alguns efeitos colaterais do aparelho. O umidificador deve ser utilizado mesmo quando a umidade do ar não estiver baixa. Isso porque o ressecamento é causado pelo próprio fluxo de ar gerado pelo equipamento. Além disso, é importante adotar alguns cuidados com o umidificador. Entre eles limpar o equipamento semanalmente, a fim de evitar o acúmulo de fungos e bactérias.

Tratamento completo!

Revenda autorizada das melhores marcas de CPAP e acessórios em Campinas e interior paulista, a AudioCamp conta com uma grande variedade de umidificadores de marcas como Resmed e Phillips. Oferecemos ainda assistência técnica permanente para higienização e calibração do equipamento, além de atendimento domiciliar individualizado.

A AudioCamp também disponibiliza ao paciente a polissonografia, exame que identifica a apneia do sono. O exame pode até ser feito em sua residência, de forma prática, eficaz e confortável. Por isso, não perca tempo. Agende uma visita a uma de nossas unidades em Campinas, Indaiatuba, Itatiba, São João da Boa Vista ou Bauru e volte a desfrutar de uma noite de sono de perfeita e agradável!

Leia também: Saiba como comprar um CPAP com segurança