A apneia do sono e o ronco são distúrbios comuns, que afetam milhares de pessoas, desde crianças a idosos, e colocam a saúde em risco. A polissonografia é o exame utilizado para identificar possíveis alterações no sono. O teste é realizado durante a noite, em um laboratório do sono ou em casa, e registra informações como nível de oxigênio no sangue, frequência cardíaca e respiratória.

Entretanto, ao contrário do que parece, o exame é simples. O paciente dorme normalmente ligado a sensores espalhados pelo corpo, que são colocados por meio do uso de esparadrapos anti-alérgicos e um clipe no dedo. Esses sensores registram dados como a entrada e saída de ar pelo nariz e boca.

Depois, essas informações coletadas são enviadas a aparelhos computadorizados, que permitem a organização dos dados e a análise do sono em tempo real. Mas para que o exame tenha resultados precisos, é importante adotar alguns cuidados e durante do procedimento. Vamos saber quais são?

  • Evite consumir café, refrigerantes ou qualquer alimento ou bebida que contenham cafeína nas 24 horas anteriores ao exame
  • Não consuma bebidas alcóolicas durante as 48 horas antes da polissonografia
  • No caso das mulheres, a recomendação é que não utilize maquiagem e esmaltes escuros
  • Se a polissonografia for realizada em uma laboratório do sono, leve consigo itens pessoais, como travesseiros, pijama e escova de dente
  • Mantenha o uso de medicamentos que utiliza e leve-os no dia do exame. A suspensão da medicação deve ser feita somente em caso de recomendação médica

Para comodidade dos nossos pacientes, a AudioCamp oferece ao paciente a possibilidade de fazer a polissonografia do tipo 3, também chamada cardio respiratória, em sua residência, de forma prática, eficaz e confortável. O exame domiciliar, realizado em ambiente que o paciente já conhece e está habituado, proporcionará um resultado com extrema segurança.

CPAP é o tratamento mais indicado

Caso a polissonografia identifique a apneia do sono, na maioria dos casos a recomendação é para o uso do CPAP. Atualmente o equipamento é o tratamento mais moderno e eficaz. O CPAP é um aparelho gera fluxo de ar através de uma máscara especial que evita o ronco e a apneia, proporcionando uma noite perfeita se sono.

A escolha do modelo do CPAP também é fundamental para obter bons resultados. Existe no mercado uma grande variedade de modelos e marcas do aparelho. Alguns médicos costumam mencionar o modelo na receita, mas não é uma regra. Até porque a receita médica não é obrigatória para a compra do CPAP. Em todo caso, se tiver uma receita, observe se contém alguma sobre a tecnologia indicada. Caso contrário, pesquise e converse com o especialista.

Outro ponto importante a considerar é a escolha da máscara ideal para seu tipo de respiração, pressão do tratamento e tamanho e formato do rosto. São quatro tipos principais de máscaras para CPAP: nasal, que cobre o nariz; almofadas nasais, aquelas apoiadas nas narinas; facial, que cobre a boca e nariz; e máscara facial total. Ou seja, são vários modelos à disposição dos usuários, com moldes, formatos e tamanhos diferentes.

Tenha uma noite de sono perfeita!

Adotando todos esses cuidados e precauções, sem dúvida você voltará a ter uma noite de sono perfeita e agradável. A AudioCamp está preparada para lhe ajudar a atingir esse objetivo. Trabalhamos com as principais marcas e modelos de CPAPs, máscaras e acessórios. Oferecemos ainda assistência técnica permanente para higienização e calibração do equipamento, além de atendimento domiciliar individualizado.

Não perca tempo. A apneia do sono está associada ao aumento do risco de parada cardiorrespiratória, obesidade, AVC, hipertensão e diabetes, entre outros problemas de saúde. Por isso, visite uma de nossas unidades e mantenha a sua saúde em dia. São seis endereços no interior paulista: dois em Campinas e ainda nas cidades de Indaiatuba, Itatiba, Bauru ou São João da Boa Vista.