A doença de Ménière foi descoberta em 1861 pelo Dr. Prosper Ménière, afetando o ouvido interno e, consequentemente, a audição. Normalmente acomete pessoas entre 40 a 60 anos e, mesmo não sendo fatal, a doença de Ménière é progressiva e piora com o tempo, mas existem soluções que aliviam os sintomas.
Esse é um distúrbio crônico no ouvido interno, acontecendo quando ocorre um aumento anormal do volume de endolinfa no ouvido que, por sua vez, aumenta a pressão interna do labirinto e distende as suas paredes. Isso causa um efeito em cadeia onde o cérebro não consegue identificar os sinais auditivos, gerando os sintomas da doença.
Uma séria consequência da doença de Ménière é afetar o canal do ouvido, gerando uma perda auditiva que pode ser facilmente tratada com os aparelhos auditivos. Consulte nossos profissionais especializados em audiologia para conhecer todos os modelos de aparelhos auditivos disponíveis em nossa clínica.
Não existe uma cura efetiva para a doença de Ménière, entretanto, os tratamentos existentes auxiliam na maioria dos seus sintomas através da administração de medicamentos que também reduzem a frequência dos surtos.
Para manter os surtos controlados, é indicado seguir as recomendações médicas como:
– Seguir uma dieta equilibrada com redução no consumo de álcool, cafeína e sódio;
– Praticar regularmente atividades físicas;
– Começar uma rotina de terapia de reabilitação vestibular, visando maximizar o equilíbrio do organismo;
– Utilizar aparelhos auditivos regularmente para ajudar na perda auditiva e restaurar a boa audição e estimular o cérebro a manter as funções cognitivas.
Marque sua consulta com nossa equipe e conheça os aparelhos auditivos disponíveis para tratar sua perda auditiva.