O CPAP é uma das principais soluções para o tratamento da apneia do sono, distúrbio comum que afeta milhares de pessoas de todas as idades. Apesar de ser um aparelho bastante conhecido, uma dúvida frequente entre as pessoas que recebem a indicação para o uso do CPAP é como o equipamento funciona e quais os benefícios que ele traz para a saúde.

Em primeiro lugar, é importante explicar o que é o CPAP. A sigla vem do inglês Continuous Positive Airway Pressure, que significa, em tradução livre, pressão positiva contínua nas vias aéreas. Ou seja, o aparelho tem a capacidade de gerar fluxo de ar através de uma máscara especial para evitar o ronco e a apneia. Atualmente, o equipamento é o que há de mais moderno e eficaz no tratamento da apneia do sono.

Agora que você já sabe o que é o CPAP, a segunda pergunta que deve estar se fazendo é como funciona o aparelho para gerar esse fluxo de ar. Bom, vamos lá. O CPAP é um pequeno aparelho compressor de ar, conectado a uma máscara ajustado ao nariz ou a boca do paciente. Desenvolvido com tecnologia de ponta, o CPAP é extremamente silencioso e não utiliza bateria. A maioria dos modelos é ligado à tomada e utiliza somente o ar ambiente.

Quais são os benefícios?

O uso contínuo do CPAP traz uma série de benefícios à saúde. Além de melhorar ou aliviar completamente a apneia do sono, o equipamento ajuda a evitar o desagradável ronco e alivia a chamada sonolência diurna, quando a pessoa tem dificuldade de se manter acordada e alerta durante o dia. O CPAP também aumenta a qualidade do sono, proporcionando ao usuário maior disposição para as atividades diárias.

Outro benefício do CPAP é a redução dos riscos de desenvolver hipertensão arterial e problemas cardíacos. Estudos científicos comprovaram que pessoas com apneia do sono tem maiores chances de sofrer de hipertensão arterial.

O risco de hipertensão acontece porque, durante o sono, a faringe relaxa e estreita a passagem do ar. Essa movimentação provoca o ronco, até se fechar completamente e interromper a respiração. Como resposta, o organismo libera um hormônio capaz de contrair os vasos sanguíneos, conhecido como adrenalina. E passagem da substância restringe o espaço da circulação sanguínea e aumenta a pressão arterial.

Já o risco de desenvolver problemas cardíacos acontece porque durante a apneia do sono o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue para o resto do corpo. Logo, ao tratar o distúrbio do sono o paciente afasta as possibilidades de desenvolver problemas de pressão arterial. e cardíaco.

Encontre as melhores marcas e preços

A AudioCamp é revenda autorizada das melhores marcas de CPAP em Campinas e interior paulista. Além do equipamento, o paciente também encontra acessórios como máscaras nasais e faciais para o uso do CPAP. Faça um teste grátis com o CPAP e a máscara e conheça os benefícios do uso do aparelho para ter uma boa noite de sono e um dia mais produtivo.

Dispomos ainda de terapia do ronco, assistência técnica permanente para higienização e calibração do equipamento e atendimento domiciliar individualizado. Para comodidade dos nossos pacientes, contamos com seis unidades no interior paulista, sendo dois endereços em Campinas e nas cidades de Itatiba, Indaiatuba, São João da Boa Vista e Bauru. Faça uma visita ao endereço mais próximo e tenha o melhor atendimento!

Leia também: Posso adquirir um CPAP sem receita médica?