Após ter identificada a apneia do sono e a indicação para o uso do CPAP, o usuário precisa escolher a máscara que irá utilizar. Porém, é neste momento que surgem as principais dúvidas de quem vai começar a usar o CPAP: como saber qual é a máscara mais indicada para o meu tipo de apneia do sono? Leia o artigo e tire essa e outras dúvidas sobre o funcionamento do CPAP.

Antes de mais nada, é preciso reforçar que atualmente o CPAP é o equipamento mais moderno e eficaz no tratamento dos distúrbios do sono. O aparelho é conectado a uma máscara ajustada ao nariz ou a boca do paciente, e gera um fluxo de ar que evita o ronco e apneia, proporcionando uma noite perfeita de sono. Os distúrbios do sono são identificados através de um exame chamado polissonografia. O teste é realizado durante a noite, em um laboratório do sono, ou mesmo em casa.

O que levar em consideração?

Dito isso, é importante saber que existem no mercado quatro tipos principais de máscaras para CPAP: nasal, que cobre o nariz; almofada nasal, aquelas apoiadas nas narinas; facial, que cobre a boca e nariz; e máscara facial total, que abrange o rosto inteiro. Ou seja, são vários modelos à disposição dos usuários, com moldes, formatos e tamanhos diferentes.

Alguns pontos fundamentais para definir qual máscara utilizar são: o tipo de respiração do usuário (se pela boca ou nariz) e a pressão do tratamento prescrita pelo médico. O tamanho e formato do rosto também influenciam na escolha. Logo, a máscara mais confortável é aquela que se adapta às suas características faciais e necessidades de tratamento. Agora vamos descobrir como identificar a mais indicada para você.

Máscara nasal

A máscara nasal é o modelo mais tradicional e conhecido pelos usuários. Normalmente é indicada para o início do tratamento com o CPAP. Isso porque tem características simples e de fácil adaptação. A máscara nasal envolve apenas o nariz do paciente, por isso é ideal para aqueles que têm problemas somente com a respiração nasal.

Máscara facial

Esse tipo de máscara é perfeito para o usuário que sofre de rinite, sinusite ou mesmo desvio de septo. A máscara facial não deixa o ar vazar pela boca, o que pode causar ressecamento e congestão nasal (inflamação ou irritação nas mucosas), garantindo maior conforto e tranquilidade ao paciente. É ideal para quem tem dificuldade de respirar pelo nariz.

Almofada nasal

Projetadas com silicone ou gel, as máscaras de almofada nasal são projetadas para encaixar diretamente nas entradas das narinas. Alguns usuários consideram esse o modelo mais confortável, por causa do material. Mas atenção. Esse modelo não é indicado para quem utiliza uma pressão elevada, ou tem dificuldade de respirar pelo nariz.

Máscara Facial Total

Por fim, existe ainda a máscara facial total, que cobre todo o rosto do paciente e tem uma vedação que impede a saída do ar. O modelo foi desenvolvido pensando no conforto dos usuário que possuem barba, irregularidades faciais ou mesmo quem sofre de claustrofobia. Geralmente é utilizada pelas pessoas que não se adaptaram às máscaras nasais ou faciais.

Procure quem conhece!

Viu só como existem várias opções de máscara? Uma delas certamente é ideal para você. Mas se ainda assim ficou com dúvida ou está inseguro, nós podemos te ajudar! A AudioCamp é revenda oficial das melhores marcas de máscaras, CPAP e demais acessórios existentes no mercado.

Contamos com uma equipe de profissionais capacitados e prontos para ajudar na escolha. Oferecemos também terapia do ronco e assistência técnica permanente para higienização e calibração do equipamento. Além disso, disponibilizamos ao paciente atendimento domiciliar individualizado, proporcionando conforto e praticidade.

Visite uma de nossas seis unidades em Campinas e interior paulista (Bauru, Itatiba, São João da Boa Vista e Indaiatuba) e faça um teste grátis para conhecer os benefícios do CPAP para a sua saúde antes de efetivar a compra. Afinal, uma noite de sono perfeita e saudável deixará seus dias mais leves e produtivos. Experimente!

Leia também: Quais as diferenças entre o CPAP automático e o de pressão fixa?