O que é Perda Auditiva?

Escutar os sons maravilhosos que rolam pelo mundo é uma das melhores coisas da vida! Mas, quando a perda auditiva aparece, é hora de enfrentar os desafios que surgem de frente, como na linguagem, fala, comunicação interpessoal e aprendizagem.

Geralmente, imaginamos que a perda auditiva seja uma preocupação exclusiva dos idosos, devido a um fenômeno chamado presbiacusia, mas não é incomum encontrá-la em adultos e crianças, sendo esse segundo caso bem raro.
As causas mais comuns da perda auditiva incluem idade avançada, exposição prolongada a ruídos intensos (seja no trabalho ou em outro local), condições de saúde associadas (como otite, diabetes, hipertensão, reumatismo, depressão, entre outras), uso indevido de certos medicamentos e o fator genético.
Quanto ao tratamento, os aparelhos auditivos são a principal ferramenta para uma vida plena e repleta de sons. No entanto, se houver demora na procura pelos aparelhos ideais, a situação pode evoluir para quadros mais preocupantes. Infelizmente, o tratamento não cura a perda auditiva, mas permite uma vida plena, repleta de sorrisos junto à família.

Você sente que tem problemas de audição?
Faça nosso teste auditivo de poucos minutos, online e gratuito.

Conheça um pouco mais de cada tipo de perda auditiva

Os tipos de deficiência auditiva auxiliam os profissionais da área a entender onde na estrutura auditiva se encontra o problema que gera a dificuldade em ouvir. Também sendo responsável por orientar os profissionais das nossas clínicas a escolherem o melhor aparelho auditivo para o seu caso.

Conheça os tipos de perda auditiva a seguir.

Perda Auditiva Condutiva

Quando a habilidade de conduzir o som para o ouvido é bloqueada ou reduzida.

Perda Auditiva Neurossensorial

Causada por danos ocorridos na célula ciliada no ouvido interior. Esse tipo de perda está mais associada a idade, também conhecida como presbiacusia.

Perda Auditiva Central

Quando o nervo auditivo está danificado ou ausente (má formação no nascimento). Esse fenômeno é conhecido como perda auditiva neural ou retrococlear. Infelizmente os aparelhos auditivos são ineficazes neste caso, pois o nervo não consegue levar as informações sonoras ao cérebro.

Perda Auditiva Mista

Problema em conduzir o som para o ouvido interno e, dentro deste, as células ciliadas se encontram danificadas. É uma combinação da perda auditiva condutiva com a neurossensorial.

Graus da perda auditiva

A classificação da perda auditiva é outro critério usado por profissionais para conseguir identificar o tipo de perda e o melhor aparelho para o caso do paciente. Essa classificação é feita pela tabela a seguir.
Causas mais frequentes de Perda Auditiva

Exposição ao alto ruído

Hereditariedade

Medicamentos

Doença

Ferimento na cabeça

Envelhecimento natural

Principais sintomas da Perda Auditiva

Se você se identificou com um ou mais itens mencionados, é possível que você sofra de
perda auditiva. Realize seu teste gratuitamente em uma das nossas clínicas.

Dentro do ouvido

Receptor no canal auditivo

Fora do ouvido

Dúvidas Frequentes

Como saber se tenho perda auditiva?

Quais são os tipos de aparelhos disponíveis nas clínicas?

Como começar a mudar de vida e usar os aparelhos auditivos?

Ei, você não gostaria de tirar alguma dúvida com nossa equipe antes de sair?
Você pode conquistar uma vida melhor com os aparelhos auditivos!
Temos profissionais especializados e promoções exclusivas ao clicar no botão