Otite

O que é?

Semelhante à labirintite, a otite é um processo inflamatório causado pelo acúmulo de secreção nos ouvidos geradas principalmente por vírus ou bactérias. Ela é caracterizada pela dor, vermelhidão, inchaço, irritabilidade e, em casos mais graves, febre e secreções.

Geralmente a doença afeta as crianças, mas também pode surgir nos adultos, principalmente nas pessoas que limpam a cera dos ouvidos com uma frequência exagerada. Isso porque a cera exerce uma função natural de proteger os ouvidos das poeiras e bactérias que podem entrar no canal auditivo.

Muitas vezes as otites estão na origem de uma possível perda auditiva no paciente, então é preciso ficar atento a qualquer sinal desta infecção para que o médico consultado consiga identificar corretamente a origem do problema e tratar adequadamente.

A perda auditiva é um problema que pode ser facilmente tratado com o uso regular dos aparelhos auditivos, por isso estamos sempre a disposição para auxiliá-lo a escolher o melhor aparelho para o seu caso.

Principais Sintomas da Otite

Adultos

Dor de ouvido, principalmente durante a noite;

Ouvido tapado ou pressão no mesmo;

Febre;

Náuseas ou vômitos;

Perda auditiva temporária, surgindo de forma súbita;

Tonturas e perda de equilíbrio;

Fadiga.

Crianças

Irritabilidade;

Choro frequente;

Recusa alimentar;

Sintomas de rinite e bronquiolite;

Esfregar o ouvido com as mãos;

Vômitos;

Diarreia.

Tratamentos para a Otite

Antes de qualquer procedimento ser realizado, o médico consultado primeiramente precisa identificar as causas e forma de otite no paciente para conseguir prescrever o tratamento adequado. Mas geralmente o tratamento é pensado conforme a idade, com sua base sendo a prescrição de anti-inflamatórios ou antibióticos.

Em casos graves, a cirurgia pode ser indicada para remover o fluido do ouvido médio e promover o seu arejamento e secagem.

Mesmo a otite sendo tratada, ela pode gerar sequelas irreversíveis como a perda auditiva, mas esse problema é facilmente tratado com os aparelhos auditivos. Nas clínicas AudioCamp contamos com especialistas preparados para ajudá-lo a encontrar o aparelho ideal para sua perda auditiva.

Dentro do ouvido

Receptor no canal auditivo

Fora do ouvido

Dúvidas Frequentes

Como saber se tenho perda auditiva?

Quais são os tipos de aparelhos disponíveis nas clínicas?

Como começar a mudar de vida e usar os aparelhos auditivos?

Ei, você não gostaria de tirar alguma dúvida com nossa equipe antes de sair?
Você pode conquistar uma vida melhor com os aparelhos auditivos!
Temos profissionais especializados e promoções exclusivas ao clicar no botão