Semelhante à labirintite, a otite é um processo inflamatório causado pelo acúmulo de secreção nos ouvidos geradas principalmente por vírus ou bactérias. Ela é caracterizada pela dor, vermelhidão, inchaço, irritabilidade e, em casos mais graves, febre e secreções.
Geralmente a doença afeta as crianças, mas também pode surgir nos adultos, principalmente nas pessoas que limpam a cera dos ouvidos com uma frequência exagerada. Isso porque a cera exerce uma função natural de proteger os ouvidos das poeiras e bactérias que podem entrar no canal auditivo.
Muitas vezes as otites estão na origem de uma possível perda auditiva no paciente, então é preciso ficar atento a qualquer sinal desta infecção para que o médico consultado consiga identificar corretamente a origem do problema e tratar adequadamente.
A perda auditiva é um problema que pode ser facilmente tratado com o uso regular dos aparelhos auditivos, por isso estamos sempre a disposição para auxiliá-lo a escolher o melhor aparelho para o seu caso.
Dor de ouvido, principalmente durante a noite;
Ouvido tapado ou pressão no mesmo;
Febre;
Náuseas ou vômitos;
Perda auditiva temporária, surgindo de forma súbita;
Tonturas e perda de equilíbrio;
Fadiga.
Irritabilidade;
Choro frequente;
Recusa alimentar;
Sintomas de rinite e bronquiolite;
Esfregar o ouvido com as mãos;
Vômitos;
Diarreia.