A perda auditiva afeta milhares de pessoas de todas as faixas etárias. Embora seja mais frequente entre os idosos, a dificuldade de escutar os sons com clareza também prejudica adultos e crianças. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 466 milhões de pessoas, o equivalente a mais de 5% da população mundial, têm deficiências auditivas. A maioria delas vive em países de baixa e média renda. No Brasil, a estimativa é que cerca de 30 milhões de pessoas tenham algum tipo de deficiência auditiva.

O número de pessoas com deficiência auditiva tende a aumentar. A entidade estima que até 2050 mais de 900 milhões de pessoas, ou 1 em cada 10 habitantes, terão perda auditiva incapacitante. Quando não tratado, esse problema representa um custo mundial de US$ 750 bilhões a cada ano.

A situação preocupa a OMS. Tanto que a organização elegeu a surdez como uma das cinco prioridades da entidade para o século. A OMS colocou a deficiência auditiva no quarto lugar na lista de doenças. A surdez é considerada pela entidade a deficiência de maior impacto no índice de qualidade de vida da população, superando a deficiência visual, de locomoção e outras 345 doenças.

Quais as causas da perda auditiva?

A perda auditiva tem duas causas principais: o envelhecimento natural do ser humano e a exposição prolongada a ruídos elevados. A surdez ao envelhecer faz parte do processo degenerativo natural do ser humano, e praticamente a metade da população acima dos 70 anos apresenta perdas auditivas significativas. Porém, a grande maioria pode ser tratada e possibilitar uma vida normal.

Outra causa comum de perda auditiva é a exposição prolongada a ruídos elevados. A vida moderna nas grande cidades é barulhenta. Sons intensos e constantes causados por situações rotineiras, como trânsito, fábricas, sirenes e ouvir música em alto volume, podem danificar as células sensoriais auditivas e levar a perda de audição. Quando danificadas, essas células não se regeneram.

Como estamos acostumados a esses barulhos, não nos damos conta do risco da poluição sonora à audição. Um dos sintomas mais comuns de dano auditivo por ruído é o zumbido – barulho insistente e incômodo, quando não há nenhum ruído no ambiente, e que se assemelha ao som de cachoeira, sino ou apito. Outros sinais que podem surgir são dores de ouvido, irritação com sons altos e redução da capacidade auditiva.

Aparelho auditivo devolve autoestima e autonomia

O uso aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. A prótese não restaura a audição, mas devolve ao usuário a capacidade de ouvir os sons com clareza e se comunicar perfeitamente, mesmo em ambientes barulhentos. Atualmente os aparelhos auditivos são pequenos, fáceis de manusear e desenvolvidos com tecnologia de última geração. Alguns modelos possuem até conexão com o celular ou a televisão.

Existem três tipos mais comuns de aparelho auditivo: o retroauricular (BTE), receptor no canal (RIC) e os intracanais customizados. Cada tipo de prótese auditiva é indicado de acordo com o grau de perda auditiva, adaptação e formato do canal auditivo. Com o diagnóstico em mãos, o fonoaudiólogo determina qual é o modelo perfeito para o paciente.

Venha para a AudioCamp!

Na AudioCamp você encontra uma grande variedade de aparelhos auditivos, que com certeza vão atender a sua demanda e devolver a você a autoestima, independência e qualidade de vida. A AudioCamp é revendedora oficial da Audio Service, fabricante alemã com mais de 40 anos de experiência no mercado. A Audio Service faz parte do Grupo Sivantos, um dos principais fabricantes de soluções auditivas do mundo.

Contamos com estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, que participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Tudo para proporcionar aos nossos pacientes a melhor experiência auditiva, com conforto e preço justo. São seis unidades no interior de São Paulo, sendo duas em Campinas, e nas cidades de Indaiatuba, Itatiba, Bauru e São João da Boa Vista. Agende uma visita ao endereço mais próximo e sinta os benefícios de se manter conectado com o mundo!