A audição é um dos sentidos mais importantes do ser humano e essencial em nosso dia a dia. Por isso, ter uma audição saudável é fundamental para nos comunicarmos com o mundo externo, proporcionando bem estar e qualidade de vida. Mas você sabia que, além da dificuldade de escutar os sons com clareza e nitidez, a perda auditiva pode trazer inúmeros problemas à saúde? Um deles é a depressão. Saiba por que isso acontece e o que fazer para manter a sua saúde em dia.

De acordo com pesquisas científicas, cerca de 300 milhões de pessoas em todo mundo sofrem ou já sofreram de depressão em algum momento da vida. Na maioria dos casos, a doença é causada por ansiedade, estresse e isolamento social. É justamente esse último fator que ocorre com mais frequência em pessoas com perda auditiva.

Com a dificuldade de ouvir os sons com clareza e de se comunicar, principalmente em ambientes barulhentos, o deficiente auditivo sente-se ignorado e tende a evitar reuniões familiares ou encontro com amigos. Sair para jantar em restaurantes movimentados ou frequentar bares e casas noturnas são situações que passam a ser ignoradas. Portanto, esse isolamento social tem grandes chances de evoluir para a depressão.

Quais as causas da surdez?

Na maioria dos casos, a perda auditiva acontece por causa do envelhecimento natural do ser humano. Por isso, de cada quatro idosos com mais de 75 anos, cerca de três sofrem de perda auditiva. A hereditariedade e a exposição crônica a ruídos altos por um longo período também contribuem para a perda de audição.

Entre os principais sintomas de perda auditiva está a dificuldade de se comunicar pelo telefone, ouvir o som da televisão ou compreender as palavras numa simples conversa. Os sons da fala mais agudos também costumam ser de difícil compreensão para quem sofre de perda auditiva. Outros sintomas que podem estar acompanhados são o zumbido, vertigem e tonturas.

Aparelho auditivo é o mais indicado

O uso do aparelho auditivo é o tratamento mais indicado na maioria dos casos de perda auditiva. A prótese restaura a habilidade de ouvir os sons com excelente qualidade, e permitindo que o paciente volte a se comunicar e a interagir em sociedade. Atualmente os aparelhos são desenvolvidos com tecnologia de ponta, além de pequenos, discretos e praticamente imperceptíveis. Essas características facilitam a aceitação e adaptação do usuário.

Por isso, é essencial realizar check-up auditivo periodicamente e procurar um especialista a qualquer sintoma de perda auditiva. Além da depressão, a perda auditiva não tratada aumenta os riscos do aparecimento de outras doenças. Entre elas a demência, doença cerebral que causa diminuição da capacidade de raciocínio e memória.

Sinta os benefícios de uma audição perfeita

Se a indicação for para o uso do aparelho auditivo, é fundamental procurar um centro auditivo especializado e com experiência em reabilitação auditiva. A AudioCamp disponibiliza aos pacientes os principais tipos de aparelho auditivo disponíveis no mercado. Somos revendedores oficiais da fabricante alemã Audio Service, empresa com mais de 40 anos de experiência em soluções auditivas.

Na AudioCamp você encontra estrutura completa, equipamentos de última geração e uma equipe capacitada de fonoaudiólogos. Nossos profissionais participam de todas as etapas do processo de reabilitação auditiva. Além de indicar o tipo de prótese auditiva que melhor se adapta às suas necessidades auditivas, realizam os ajustes no aparelho auditivo e acompanhamentos periódicos.

São seis unidades no interior, sendo duas em Campinas e nas cidades de Bauru, Indaiatuba, Itatiba e São João da Boa Vista. Não deixe que a perda auditiva limite a sua vida e o afaste do convívio com os amigos e familiares. Agende uma visita ao endereço mais próximo e escute os sons que o mundo tem a lhe oferecer!