perda
auditiva

Dentre as deficiências humanas, a perda auditiva pode ser considerada uma das mais devastadoras em relação ao convívio social de uma pessoa, visto que interfere diretamente no desenvolvimento da linguagem, fala, comunicação interpessoal e aprendizagem, podendo prejudicar o desenvolvimento escolar e profissional. Nos adultos, o impacto da perda auditiva pode associar-se ao declínio cognitivo, depressão e redução do estado funcional principalmente para pessoas que apresentam a perda e, no entanto, não foram tratados ou sequer avaliados. Alguns estudos mostram que a incidência é maior nos idosos.

Este fato pode ser explicado devido à presbiacusia (diminuição auditiva relacionada ao envelhecimento), que configurarem-se como uma das causas mais frequentes de deficiência auditiva adquirida, juntamente com as causas relacionadas ao trabalho, morbidades associadas (otite média, diabetes, hipertensão, reumatismo, depressão) e uso de medicamentos.

Este tipo de perda acarreta em determinadas limitações e dificuldades em ouvir diálogos e outros sons no dia-a-dia. Ela pode estar presente desde o nascimento, através da má-formação do aparelho auditivo humano, mas também pode ser causada por lesões, doenças provocadas pelo excesso de ruídos ou pelo envelhecimento humano, que é uma consequência natural do organismo.

Em sua maioria, a perda auditiva não tem cura, porém em muitos casos, realiza-se o tratamento com o uso de aparelhos auditivos.

tipos de perda auditiva

Perda auditiva
condutiva

É o tipo de deficiência auditiva em que a habilidade para conduzir o som para o ouvido é bloqueada ou reduzida.

Perda auditiva
neurossensorial

É causada devido a danos ocorridos na célula ciliada no ouvido interno. A perda auditiva relacionada à idade, conhecida também como presbiacusia é um tipo de perda auditiva neurossensorial.

PERDA AUDITIVA
CEntral

Quando o nervo auditivo está danificado ou ausente, esse fenômeno é conhecido como perda auditiva neural ou retrococlear. Aparelhos auditivos e implantes cocleares não podem ajudar, pois o nervo não é capaz de levar as informações sonoras ao cérebro.

PERDA AUDITIVA
MISTA

É o tipo de problema que se tem ao conduzir o som para o ouvido interno e dentro deste, as células ciliadas também estiverem danificadas. Ela é uma combinação da perda auditiva condutiva e perda auditiva neurossensorial.

Principais sintomas
da perda auditiva:

• Sente Zumbido em seu ouvido;
• Você tem dificuldade para ouvir sons baixos como o tic-tac do relógio;
• É difícil ouvir sem observar o rosto de quem fala;
• Falam que você está falando muito alto;
• As pessoas dizem que você ouve a TV muito alta;
• Você tem dificuldade em conversas com mais de duas pessoas;
• As conversas são difíceis em um grupo;
• As pessoas aparentam murmurar com mais frequência;
• Você ouve, mas não consegue entender as palavras;
• Às vezes, você pede para as pessoas repetirem o que disseram;
• Conversas ao telefone são mais difíceis.

Se você se identificou com algum dos itens mencionados acima, é possível que tenha alguma perda auditiva. Procure uma de nossas unidades e faça um teste auditivo.

As causas mais frequentes de perda auditiva

Exposição ao Ruído alto

Hereditariedade

Medicamentos

Doença

Ferimento na cabeça

Envelhecimento Natural

VOLTE
A FAZER
O QUE
MAIS
GOSTA

AGENDE
SEU
ATENDIMENTO

    Declaro que li e estou de acordo com a
    Política de Privacidade e Segurança