Sabe aquela sensação de acordar cansado, com a impressão de ter passado a noite em claro? Se isso já aconteceu com você, é bem possível que sofra de um distúrbio comum chamado de apneia do sono, síndrome que afeta três em cada 10 homens e uma em cada 5 mulheres. O CPAP, aparelho que gera o fluxo de ar para evitar ronco e apneia do sono, é a solução mais eficaz para acabar com o problema.

Seguramente você deve estar se perguntando: posso adquirir um CPAP sem receita médica? A resposta é sim! De acordo com a lei federal, para a compra do CPAP, máscara ou umidificador, não é preciso prescrição médica. No entanto, antes de efetuar a compra desses equipamentos, é recomendado uma avaliação médica.

Outra dúvida muito comum a vários pacientes é como funciona o CPAP. Durante a apneia, o ar para de fluir para os pulmões e o cérebro envia um sinal para você acordar apenas o suficiente para obter um pouco de ar e voltar a dormir. Embora não perceba que tenha acordado, esse movimento o impede de atingir o estágio pleno do sono.

O CPAP envia um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias, por meio de uma máscara, evitando a apneia do sono. Além de fundamental no tratamento da apneia do sono, o equipamento pode ser utilizado no tratamento do ronco, pois desobstrui as vias aéreas, facilitando a passagem do ar.

Sintomas e diagnóstico

Existem dois tipos de apneia. A mais comum é chamada apneia obstrutiva do sono. A causa principal é a obstrução do canal respiratório, o que reduz drasticamente o nível de oxigênio no sangue e o paciente desperta por um breve momento. O outro tipo, menos frequente, é conhecido como apneia do sono central. Ela ocorre quando o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração.

Os principais sintomas da apneia do sono são o cansaço constante, falta de energia, dificuldade de concentração, dores de cabeças matinais, ronco, suores noturnos. A síndrome está associada ao aumento do risco de parada cardiorrespiratória, obesidade, AVC, hipertensão e diabetes, entre outros problemas de saúde.

O diagnóstico da apneia do sono é realizado através de um exame chamado polissonografia, realizado durante a noite, em um laboratório do sono ou em casa. O paciente dorme normalmente ligado a sensores fixados em seu escalpo, testa, queixo, tórax, perna e dedo indicador. Os sensores registram dados como a entrada e saída de ar pelo nariz e boca, a frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.

Atendimento personalizado e as melhores marcas!

Uma das opções não invasivas de tratamento para acabar com a apneia e ter uma noite perfeita de sono é a utilização do aparelho CPAP. A AudioCamp é revenda autorizada das melhores marcas de CPAP em Campinas e interior paulista. Na AudioCamp o paciente também encontra acessórios como máscaras nasais e faciais para o uso do CPAP.

Antes de efetuar a compra do CPAP, faça um teste grátis com o equipamento e a máscara. Oferecemos ainda terapia do ronco e assistência técnica permanente (higienização e calibração do equipamento), além de atendimento domiciliar individualizado. A AudioCamp conta com seis unidades no interior paulista, sendo dois endereços em Campinas e ainda nas cidades de Itatiba, Indaiatuba, São João da Boa Vista e Bauru. Agende uma visita ao endereço mais próximo!