O ouvido é uma região extremamente sensível e essencial para o nosso dia a dia. Por isso, é fundamental adotar alguns cuidados especiais na hora fazer a limpeza, que deve ser realizada somente na parte externa. Confira no artigo algumas dicas de como fazer limpeza de ouvido com segurança e evitar danos à sua audição.

Em primeiro lugar, quando falamos em limpar os ouvidos é muito comum as pessoas associarem a higienização com a retirada do cerume, a tão conhecida cera do ouvido. Essas pequenas secreções são produzidas pelo nosso organismo e na maioria dos casos tem uma tonalidade marrom escura.

No entanto, diferente do que muita gente pensa, a cera não é sujeira no ouvido. Pelo contrário. A cera é um suporte para a boa manutenção e funcionamento do seu canal auditivo. Ela tem a finalidade de proteger o ouvido de sujeira, bactérias, fungos e outros partículas nocivas e que podem causar infecções. Geralmente é liberada naturalmente pela cavidade das orelhas, por meio de mastigação e outros movimentos da mandíbula.

Portanto, jamais introduza hastes flexíveis ou outros objetos para retirar a cera do ouvido. O uso do cotonete empurra a cera para dentro do ouvido, podendo até obstruir o canal auditivo e prejudicar a audição. Algumas pessoas têm cera em excesso. Nestes casos, o indicado é procurar um otorrinolaringologista, que fará a retirada de forma correta e segura.

O que fazer e o que NÃO fazer

A única maneira de limpar o ouvido é utilizar uma toalha ou um pedaço de papel higiênico, mas apenas onde o dedo alcançar. Como já dito acima, nunca use algum objeto pontiagudo para coçar ou limpar o ouvido. Além de empurrar a cera para dentro do ouvido, a prática pode até perfurar o tímpano.

Outra medida que deve ser tomada para uma boa audição é evitar os fones de ouvido intra-auriculares, aqueles que têm uma pequena ponta de borracha e são introduzidos no canal do ouvido. Isso porque eles podem causar efeito semelhante ao da haste flexível, e empurrar a cera de ouvido para dentro.

Proteja a sua audição!

Além das precauções com a limpeza do seu ouvido, é importante adotar alguns cuidados para manter a saúde auditiva em dia. O mundo moderno é barulhento e a exposição frequente a ruídos elevados pode causar perda auditiva temporária e até mesmo permanente. Sons de alta intensidade podem danificar as células sensoriais auditivas. Quando danificadas, essas células não se regeneram e levam a perda de audição.

Por isso, evite se expor a barulhos excessivos. Em um show de música, fique longe das caixas de som ou dos instrumentos musicais. Quando for escutar música com fone de ouvido, nunca chegue perto do volume máximo. No entanto, sabemos que é impossível evitar a exposição a todo e qualquer barulho. Nestes casos, a alternativa é utilizar filtros contra ruído.

Encontre as melhores soluções auditivas

Na AudioCamp você encontra uma equipe qualificada de fonoaudiólogos, além de grande variedade de acessórios que ajudam a preservar a sua saúde auditiva. Trabalhamos com as mais modernas tecnologias de equipamentos e aparelhos auditivos disponíveis no mercado. Certamente um deles é ideal para atender às suas

Revenda oficial da Audio Service, empresa alemã com mais de 40 anos de experiência em aparelhos e demais soluções auditivas, a AudioCamp conta com seis unidades interior paulista: duas em Campinas e nas cidades de Indaiatuba, Itatiba, Bauru e São João da Boa Vista. Procure a unidade mais próxima e mantenha a sua audição saudável.

Saiba mais: A importância do exame de audiometria