Já teve a sensação de acordar cansado, como se tivesse passado a noite em claro? Ou já despertou durante o sono com falta de ar e com a boca seca? Esses são alguns dos sinais da apneia do sono, distúrbio comum do sono em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Confira no artigo quais são os principais sintomas da apneia do sono e como tratar o problema que afeta milhares de pessoas de todas as idades.

Além dos sintomas já citados no começo do texto, outros sinais que podem indicar apneia do sono são: falta de energia e sonolência excessiva durante o dia; ronco alto; dor de cabeça matinal com frequência; insônia e déficit de atenção. As causas para o distúrbio são variadas. Entre elas estão o histórico familiar, consumo abusivo de álcool e de substâncias como sedativos e tranquilizantes, além de congestão nasal e alteração hormonal.

A apneia do sono está associada a uma série de problemas de saúde, como aumento do risco de parada cardiorrespiratória, obesidade, AVC, hipertensão e diabetes, entre outros malefícios. Por isso, caso tenha dificuldades para ter uma boa noite de sono, ou sinta alguns desses sinais citados acima, é fundamental procurar um especialista e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Tipos e diagnóstico

Agora que você já conhece os sintomas e os riscos do distúrbio do sono, é importante saber que existem dois tipos principais de apneia do sono. O tipo que apresenta maior incidência é chamado de apneia obstrutiva do sono. A causa principal é a obstrução do canal respiratório, o que reduz drasticamente o nível de oxigênio no sangue. Quando isso acontece, o cérebro envia um sinal para você acordar apenas o suficiente para obter um pouco de ar e voltar a dormir.

Esse movimento pode ocorrer várias vezes durante a noite, o que o impede de atingir o estágio do sono profundo. Ou seja, mesmo que você durma a noite toda, é como se tivesse tirado somente alguns cochilos, deixando-o sonolento pelo resto do dia. Durante a apneia obstrutiva do sono é comum a produção de um ronco ou um som semelhante ao sufocamento. O outro tipo de apneia, menos frequente, é conhecido como apneia do sono central. Ela ocorre quando o cérebro não consegue transmitir sinais para os músculos da respiração.

O diagnóstico da apneia do sono é realizado através de um exame chamado polissonografia, realizado durante a noite, em um laboratório do sono ou em casa. O paciente dorme normalmente ligado a sensores fixados em seu escalpo, testa, queixo, tórax, perna e dedo indicador. Os sensores registram dados como a entrada e saída de ar pelo nariz e boca, a frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.

CPAP é o tratamento mais indicado

A boa notícia é que a apneia do sono tem tratamento! Atualmente o uso do CPAP é o meio mais moderno e eficaz de tratar a apneia do sono. O aparelho envia um fluxo de ar contínuo para as vias respiratórias, por meio de uma máscara, evitando a apneia do sono. Além de fundamental no tratamento da apneia do sono, o equipamento pode ser utilizado no tratamento do ronco, pois desobstrui as vias aéreas e facilita a passagem do ar.

O uso contínuo do CPAP traz uma série de benefícios à saúde. Além de melhorar ou aliviar completamente a apneia do sono, o equipamento ajuda a evitar o desagradável ronco e alivia a chamada sonolência diurna, quando a pessoa tem dificuldade de se manter acordada e alerta durante o dia. Isto é, o CPAP aumenta a qualidade do sono, proporcionando ao usuário maior disposição para as atividades diárias.

Tenha o melhor suporte!

Na AudioCamp você encontra as melhores marcas de CPAPs e acessórios, como máscaras nasais e faciais e umidificadores. Para proporcionar mais conforto, a Audiocamp disponibiliza ao paciente a polissonografia domiciliar, realizada em sua casa, de forma prática, eficaz e confortável. O exame realizado em ambiente que o paciente já conhece e está acostumado proporcionará um resultado com extrema segurança.

Contamos também com assistência técnica permanente para higienização e calibração do equipamento. Tudo com atendimento personalizado e preço justo. São seis unidades da AudioCamp no interior paulista, sendo dois endereços em Campinas e ainda nas cidades de Itatiba, Indaiatuba, São João da Boa Vista e Bauru. Tenha uma noite perfeita de sono e recarregue as baterias do seu corpo. Agende uma visita ao endereço mais próximo!