A apneia e o ronco são distúrbios respiratórios e do sono que afetam milhares de pessoas. Mas a boa notícia é que existe um tratamento eficaz: o uso do CPAP, que é considerado o equipamento mais completo para pôr fim ao problema. De quebra, o equipamento ainda auxilia na prevenção da hipertensão arterial e problemas cardíacos. O CPAP é um aparelho que gera fluxo de ar através de uma máscara especial que evita o ronco e a apneia, proporcionando uma noite perfeita se sono.

No entanto, para que você possa extrair o máximo desempenho e sentir todos os benefícios proporcionados pelo CPAP, é preciso adotar alguns cuidados antes de comprar o aparelho. Para ajudar a fazer uma compra segura e eficiente, listamos algumas ações fundamentais. Confira quais são:

Em primeiro lugar, antes de começar a utilizar o CPAP é essencial ter o diagnóstico e a indicação de um especialista para o uso do equipamento. O profissional também ajudará o usuário a identificar quais são os aparelhos e os acessórios ideais para atender às suas necessidades específicas.

Polissonografia identifica a apneia

Você sabe como é identificada a apneia do sono? O diagnóstico é feito através de exame chamado polissonografia. O teste é realizado durante a noite, em um laboratório do sono ou em casa. O paciente dorme normalmente ligado a sensores espalhados pelo corpo. Esses sensores registram dados como a entrada e saída de ar pelo nariz e boca, a frequência cardíaca e oxigenação sanguínea.

Para comodidade dos nossos pacientes, a AudioCamp oferece ao paciente a possibilidade de fazer a polissonografia do tipo 3, também chamada polissonografia cardio respiratória. O teste é feito em sua residência, de forma prática, eficaz e confortável. O exame domiciliar, realizado em ambiente que o paciente já conhece e está habituado, proporcionará um resultado com extrema segurança. A polissonografia é feita com o dispositivo ApneaLink, que oferece desempenho e confiabilidade. O aparelho registra até cinco canais de informações: esforço respiratório, pulso, saturação de oxigênio, fluxo nasal e ronco.

Compre em um local especializado e fique atento às especificações

Com o diagnóstico em mãos e a indicação para o uso do CPAP, o segundo passo para fazer uma compra segura é escolher um local especializado, idôneo e reconhecido no mercado. Revenda autorizada das melhores marcas de CPAP em Campinas e interior paulista há 9 anos, a AudioCamp oferece teste grátis com o equipamento para que o paciente tenha certeza da compra.

Verifique se o CPAP oferece o recurso de conforto, que está disponível em alguns aparelhos. Esse recursos diminui o fluxo positivo de pressão, proporcionando uma respiração natural. Outro ponto importante é observar as especificações técnicas do equipamento. Verifique características do aparelho e dos acessórios, como a descrição, indicações e compatibilidade dos produtos. Preste muita atenção também no tamanho e modelo das máscaras e e na voltagem dos concentradores de oxigênio.

Escolha o modelo e a máscara que atendam suas necessidades

A escolha do modelo do CPAP também é fundamental para obter bons resultados. Existe uma grande variedade de modelos e marcas no mercado. Alguns médicos costumam mencionar o modelo na receita, mas não é uma regra. Até porque a receita médica não é obrigatória para a compra do CPAP. Em todo caso, se tiver uma receita, observe se contém alguma sobre a tecnologia indicada. Caso contrário, pesquise e converse com o especialista.

Uma das razões que fazem os usuários desistirem de utilizar o CPAP é a escolha de uma máscara inadequada. A escolha errada da máscara pode proporcionar um tratamento ineficiente, por ocasionar fuga do ar, feridas e até problemas na articulação temporomandibular, conhecida como ATM. Os problemas relacionados com a ATM podem causar dores de ouvido, cabeça e pescoço. Fique atento também à pressão recomendada pelo seu médico para o tratamento contra apneia. Isso porque alguns modelos de máscara possuem um molde ou capacidade respiratória menor.

Se todos esses cuidados forem tomados, com toda a certeza o CPAP vai ser eficaz para o tratamento da apneia e ronco. Visite uma de nossas seis unidades em Campinas e interior paulista (Bauru, Itatiba, São João da Boa Vista e Indaiatuba) e volte a ter uma noite de sono perfeita e saudável!