sobre apneia

o que é?

É  caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono.

Quais as consequências
da apneia do sono?

As consequências da apneia do sono ou SAHOS (Síndrome da Apneia/ Hipopneia do Sono) é a redução (hipopneia) ou interrupção completa (apneia) do fluxo de ar apesar da manutenção do esforço inspiratório.

Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 50% da população brasileira se queixa de qualidade de sono ruim e 33% sofre de apneia do sono.

Existem 3 tipos de apneia do sono

Apneia obstrutiva
do sono (AOS)

A apneia obstrutiva do sono é o tipo mais comum de apneia do sono, constituindo 84% dos diagnósticos de apneia do sono. Na maioria dos casos de apneia obstrutiva do sono, o ar para de fluir para os pulmões devido a uma obstrução na via respiratória superior, isto é, no nariz ou na garganta.

Apneia central
do sono (ACS)

A apneia central do sono (ACS) é o tipo menos predominante de apneia do sono,  e pode ser causada por insuficiência cardíaca ou uma doença ou lesão que envolva o cérebro, tais como AVC, tumor cerebral, infecção viral no cérebro e doenças respiratórias crônicas.

Apneia mista
do sono

Esta é uma mistura da AOS (quando existe uma obstrução da via respiratória superior) com a ACS (quando não há esforço respiratório), e é o tipo menos comum de apneia do sono. Seu médico poderá ajudá-lo a entender mais sobre isso, se for o caso.

Quais os sintomas da apneia do sono?

A apneia do sono afeta 5-10% dos adultos nos Estados Unidos, embora a maioria dos portadores permaneça sem diagnóstico. Sintomas potencialmente perigosos, como o ronco, normalmente são negligenciados.

A apneia do sono não tratada está associada a uma série de riscos à saúde, então é importante consultar um especialista em sono caso apresente os seguintes sinais e sintomas:

SINTOMAS NOTURNOS

Ronco Alto
Persistente

Pausas
na respiração
presenciada

Asfixia ou
arfada durante
o sono

sono
agitado

idas e vindas
no banheiro

SINTOMAS DIURNOS

CEFALEIAS NO
INÍCIO DA MANHÃ ​

BAIXA
CONCENTRAÇÃO

Fadiga Excessiva
Durante o Dia

Depressão ou
Irritabilidade

Sonolência Durante
as Atividades Diárias

Você
sabia?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 45% da população mundial sofre com algum dos quase 100 distúrbios do sono. Dentre esses, a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) é a mais comum e prejudicial para o organismo.

Apesar dos diversos estudos publicados que comprovam as graves e até mesmo fatais consequências da SAOS, estima-se que cerca de 90% dos portadores de apneia do sono não são diagnosticados.

Cerca de 26% dos motoristas de transporte de carga no Brasil têm alto risco de apneia.

Aproximadamente 40 milhões de brasileiros sofrem de apneia do sono.

VOLTE
A FAZER
O QUE
MAIS
GOSTA

AGENDE
SEU
ATENDIMENTO

    Declaro que li e estou de acordo com a
    Política de Privacidade e Segurança