Podemos definir o zumbido como uma ilusão auditiva, sendo percebida por pessoas com problemas auditivos que acabam escutando um chiado, apito, cigarra, cachoeira, panela de pressão ou, raramente, o barulho do coração batendo no ouvido ou alguns cliques e estalos. Essas pessoas podem ouvir o barulho no silêncio ou quando se concentram na sua audição, porém, é possível ouvir esse zumbido o dia todo.
Geralmente classificamos o zumbido como um sintoma, tendo diferentes causas, como a febre ou dor de cabeça. Mesmo associando esse problema ao envelhecimento, ele pode acontecer em qualquer idade, sendo que uma pesquisa recente revelou que 25 a 28 milhões de indivíduos no Brasil sofrem com essa condição.
Mas afinal, o que causa o zumbido? A resposta é variada como, por exemplo, o excesso de cera, infecções e perda auditiva, mas existem outros fatores que podem aparentar não ter relação com o problema e, mesmo assim, dão origem a esse sintoma. Alguns exemplos são: desvios de coluna, alterações cardiovasculares, diabete, disfunções da articulação da mandíbula e consumo excessivo de cafeína, álcool e tabaco, entre outros.
A relação do zumbido com a perda auditiva se encontra neste ser o principal sintoma da deficiência, algo resolvido facilmente pelo uso de aparelhos auditivos. Entretanto, nem sempre o zumbido é sinônimo de perda auditiva, portanto, recomendamos procurar um profissional para melhor avaliação e encontrar a origem deste sintoma.
Viver com o zumbido pode atrapalhar em simples tarefas do dia a dia e interferir nas suas relações pessoais e profissionais. Você pode resolver esse problema utilizando aparelhos auditivos, mas é importante se consultar com um profissional.
Através do som das ondas do mar, o tratamento relaxa o paciente
até os zumbidos pararem.
Através de sons suaves e calmos, esse tratamento alivia o incômodo
dos zumbidos no paciente.
A chamada Terapia Notch filtra a frequência do zumbido para uma experiência mais pacífica e tranquila para o paciente. Diferente das abordagens com sons estáticos ou modulados como os tratamentos convencionais mencionados, esse tratamento afeta o zumbido discretamente e de maneira inaudível.
Junto do tratamento, a utilização dos aparelhos auditivos é suficiente para reduzir o incômodo dos zumbidos em alguns meses ou semanas.
A possibilidade de eliminar o zumbido pela Terapia Notch é real, ao suprir os sons do zumbido permanentemente por um longo período, reduzir a estimulação sonora e permitir que o cérebro aprenda a não ouvir esses sons.