Audiometria

A avaliação audiológica, também chamada de audiometria, é fundamental para determinar a saúde do sistema auditivo, identificando o tipo, grau e configuração da perda auditiva em cada orelha do paciente.

Além disso, a audiometria é recomendada para pessoas que sofreram traumas como ruptura do tímpano, infecções no ouvido ou exposição a ruídos excessivamente altos, mas você pode realizá-la sempre que desejar ou quando orientado por um profissional da saúde. O procedimento é relativamente rápido e completamente indolor, realizado em uma cabine ou sala acústica para minimizar interferências sonoras.

Durante o exame, o paciente utiliza fones de ouvido e recebe estímulos auditivos de diferentes tipos e intensidades, enquanto o fonoaudiólogo acompanha os resultados na sala ou por um espelho, para evitar interferências. É aconselhável realizar a audiometria anualmente para monitorar qualquer mudança na perda auditiva e avaliar a eficácia do tratamento com os aparelhos auditivos.

Todas as nossas clínicas estão equipadas com salas especialmente projetadas para realizar esse exame, garantindo uma avaliação precisa e ajudando a recomendar o melhor aparelho auditivo para você ou seu parente.

Tipos de Audiometria

Audiometria Tonal

Avalia a menor intensidade na qual o paciente consegue ouvir tons puros. Durante o exame, o paciente é instruído a indicar cada vez que ouvir um som, e os resultados são registrados em um gráfico conhecido como audiograma.

Audiometria Vocal (Logoaudiometria)

Complementar à audiometria tonal, esse exame se concentra nos sons emitidos pela fala humana.

Alguns dos testes realizados incluem o Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF ou SRT), Índice percentual de Reconhecimento da Fala (IRF ou IPRF), e o Limiar de Detecção de Voz (LDV).

Audiometria Comportamental

Este tipo de avaliação é recomendado para crianças com até 2 anos. Durante o exame, são utilizados instrumentos musicais e sons da fala para observar e avaliar a resposta da criança.

Audiometria Condicionada

Indicado para crianças entre 4 e 5 anos. O exame é simples e consiste em transmitir estímulos sonoros, enquanto a criança realiza uma tarefa lúdica, como fazer um risco no papel. Através dessa atividade combinada, é possível avaliar a condição auditiva da criança.

Escala de Decibéis

A escala é utilizada para melhor entendimento do grau e tipo de perda auditiva apresentada pelo paciente. Além disso, como é natural que nossa capacidade auditiva diminua conforme os anos passam (presbiacusia), a escala auxilia no melhor entendimento do avanço ou diminuição neste problema.

Dentro do ouvido

Receptor no canal auditivo

Fora do ouvido

Dúvidas Frequentes

O que é perda
auditiva?

Quais são os tipos de aparelhos disponíveis nas clínicas?

Quais os serviços disponíveis nas clínicas AudioCamp?

Ei, você não gostaria de tirar alguma dúvida com nossa equipe antes de sair?
Você pode conquistar uma vida melhor com os aparelhos auditivos!
Temos profissionais especializados e promoções exclusivas ao clicar no botão