Hipoacusia
O que é?
Também conhecida como sensibilidade auditiva, a hipoacusia diminui a capacidade de ouvir ou de perceber certas frequências, sendo identificada pelo paciente quando as palavras começam a escapar, o zumbido e ruído incomodam e fica difícil conversar com clareza.
A doença basicamente separa o processo auditivo das funções cognitivas e aumenta a possibilidade do paciente ter um quadro de demência e outros problemas psicológicos.
Com um processo lento e gradual, a hipoacusia influencia negativamente na vida social e profissional do paciente, mas o uso dos aparelhos auditivos podem tratar a doença e ajudar no convívio social.
Visite a clínica AudioCamp mais perto de você e confira os aparelhos auditivos disponíveis.
Principais Sintomas da Hipoacusia
- Sons atenuados, com a percepção que eles estão mais distantes e menos intensos
- Dificuldade em localizar a origem dos sons
- Pedir constantemente para as pessoas repetirem palavras e frases
- Dificuldade em ouvir sons distantes e em locais com muitas pessoas
- Aumenta o volume do rádio e da televisão para ouvir melhor
- Dificuldade em acompanhar e entender conversas
- Aumenta o volume do telefone por achar que está muito baixo
- Perda da confiança e autoestima

Tratamentos para a Hipoacusia
A audiometria é o principal exame para detectar a hipoacusia, realizado em qualquer unidade das nossas clínicas. Após realizar o exame e conseguir um diagnóstico precoce, o tratamento pode começar conforme as orientações do médico consultado.
O tratamento em questão pode variar conforme a gravidade do problema, mas é geralmente tratado através dos aparelhos auditivos, sendo ajustados e configurados para conseguir atender as necessidades do paciente e evitar possíveis sintomas.
Em nossas clínicas, além de indicar o aparelho mais adequado para sua condição, também configuramos ele para ajudar no tratamento da hipoacusia. Venha conhecer nossas clínicas!